Fonte: http://mestredaguitarra.blogspot.com.br/2009/09/captadores.html
Captadores magnéticos
A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza. O captador de guitarra tem função de transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente produzidas por cordas, em ondas elétricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); poder ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico.
Captadores passivos
Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.
Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em freqüências diferentes, tal perturbação no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).
Captadores ativos
Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.
Captadores cerâmicos
São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.
Captadores de Alnico
São feitos com materiais mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem vários tipos de Alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage. São também comumente mais caros devido à matéria prima.
Captadores simples (single-coils)
São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.
Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)
São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul.
Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimarzio e a série Noiseless da Fender.
Algumas marcas mais utilizadas de Captadores:
DiMarzio
Paul Gilbert, John Petrucci (Dream Theater), Adrian Smith (Iron Maiden). Em inglês.
EMG
Kirk Hammet (Metallica), Zakk Wylde (Ozzy), Tom Hamilton (Aerosmith). Em inglês.
Fender Accessories
Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jeff Beck. Em inglês.
Fishman
Eric Johnson, Steve Howe (Yes), Larry Carlton. Em inglês.
Gibson
O peso da marca já endossa a qualidade desses pickups. Apesar de alguns modelos já terem se tornado uma lenda no meio musical, não custa nada citar nomes como Angus Young e Tony Iommi como usuários. Em inglês.
Gibson Pickups
Angus Young (AC/DC), Toni Iommi (Black Sabbath). Em inglês.
Lace
Eric Clapton, Shawn Lane, Don Teschner (Rod Stewart). Em inglês.
Seymour Duncan
Paul Stanley (Kiss), Joe Perry (Aerosmith), Slash (ex-Guns and Roses). Em inglês.
Shadow Piezo Pickups
Steve Morse, Chet Atkins, Jim Hall. Em inglês.
Fábricas Brasileiras
Sergio Rosar Pickups
Após intensivos estudos comerciais e técnicos, a Sergio Rosar Custom Pickups nasce com a finalidade de atender os músicos Brasileiros mais exigentes, que esperam ter em mãos um produto da mais alta qualidade com o melhor custo benefício possível (Preço versus Qualidade). A gama de produtos tem crescido de forma consistente e surpreendido grandes nomes da Guitarra.
Malagoli
Desde 1965 no mercado musical nacional, a empresa vem superando expectativas com seus pickups de altíssima qualidade. A qualidade profissional e o preço acessível provam que nem todos os bons captadores estão fora do Brasil. Vale à pena conferir!
Cabrera Pickups
Uma empresa que se dedica a fabricar captacão de instrumentos musicais e acessórios, sempre com a visão de criar e fabricar produtos com qualidade internacional a preço nacional, em busca constante de novas tecnologias, materiais e tendências mundiais.
Fonte: http://mestredaguitarra.blogspot.com.br/2009/09/captadores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário