Quando se vê na especificação do instrumento o tipo de madeira, principalmente para músicos iniciantes, pensa-se: A madeira é boa. Mas não sabe que esperar dela, que timbre aquela madeira, ou conjuntos delas pode oferecer.
Vai uma lista das principais madeiras e respectivas características.
- Alder: Madeira de baixa densidade é muito utilizada na construção de corpos de guitarras sólidas, tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo. Possui timbre caracteristicamente mais agudo, alta velocidade de propagação do som e bom sustain.
- Basswood: Madeira de baixa densidade, muito leve, estável, de timbre médio, muito utilizada na constução de corpos de guitarra e baixo.
- Cedro: Madeira de baixa densidade, de fácil manuseio, com bom sustain, muito estável, com timbre mais grave e aveludado é utilizada na construção de corpos e braços de guitarra e baixo, reforço interno de violão, alem fundo e faixa de violão ou tampo (cedro canadense).
- Ébano: Madeira de altissima densidade, muito sustain, alta refletibilidade, muito estável, timbre agudo, é a madeira mais cobiçada para escalas de instrumentos devido a sua dureza e alta resistência a empenamentos.
- Jacarandá: Madeira de alta densidade, com muito sustain, alta refletibilidade, muito estável, timbre grave e estalado, é sem dúvida a madeira mais cobiçada em instrumentos musicais, muito utilizada em fundo e faixa de violões, além de escala, e em raros casos corpo de guitarra e baixo.
- Mapple: Madeira de alta densidade, com bom sustain, muito estável, com timbre agudo, e grande resistência mecânica, muito utilizada na fabricação de braços de guitarra, e tampos de violao e guitarra devido ao desenho dos veios da madeira.
- Marfim: Madeira de Alta densidade, com bom sustain, boa estabilidade, timbre agudo, grande resistência mecânica, muito utilizada na fabricação de braços de guitarra e baixos e filetes decorativos.
- Marupá: Madeira de Media densidade, com bom sustain, boa estabilidade, timbre agudo, boa resitência mecânica, muito utilizada na fabricação de corpos de guitarra e reforços internos de violão.
- Mogno: Madeira de alta densidade, com muito sustain, media estabilidade, timbre grave e encorpado, grande resistência mecânica, muito utilizada na fabricaçao de corpo e braço de guitarra e baixos, e fundo e faixa de violões.
- Pinho: Madeira de baixa densidade, de resposta rápida, médio sustain, timbre agudo, muito utilizada na construção de tampo de violões, cavaco, viola, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário